Governo Bolsonaro suspende o horário de verão de 2019 - Informe Notícias

Governo Bolsonaro suspende o horário de verão de 2019

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, a medida não é permanente e será avaliada para os anos posteriores.

Governo Bolsonaro suspende o horário de verão de 2019 (Imagem: Reprodução/Correio do Estado)
Governo Bolsonaro suspende o horário de verão de 2019 (Imagem: Reprodução/Correio do Estado)

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, confirmou nesta última sexta-feira (5), a suspensão do horário de verão este ano, e, todos os estados onde a medida era aplicada.

Segundo o porta-voz, o Ministério de Minas e Energia, realizou uma pesquisa onde o resultado apontou que 53% dos entrevistados eram a favor da extinção do horário de verão.

De acordo com as informações do Ministério de Minas e Energia, o país economizou cerca de R$ 1,4 bilhão, desde 2010, quando adotou o horário de verão. Segundo divulgação, de 2010 a 2014, houve uma economia de R$ 835 milhões para os consumidores, devido o aproveitamento da luz do sol, por conta do horário de verão.

O Horário de verão

No horário de verão, alguns estados brasileiros adiantam o relógio em uma hora, geralmente isso acontece entre os meses de outubro e fevereiro, e a vigência desta medida dura em média 120 dias.

O objetivo é a economia de energia elétrica, pois esse procedimento retarda o início da noite, e consequentemente o acionamento de lâmpadas inclusive a iluminação pública.

Instituído pelo ex-presidente Getúlio Vargas, o Horário Brasileiro de Verão, foi, adotado pela primeira vez no período de 3 de outubro de 1931 e 31 de março de 1932. A adoção foi posteriormente revogada em 1933, tendo sido sucedida por períodos de alternância entre aplicação ou não, e também por alterações entre os estados e as regiões que o adotaram ao longo do tempo.

No mundo, o horário diferenciado é adotado em 70 países, como Canadá, Austrália, Groelândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai, atingindo cerca de um quarto da população mundial.

Na imagem abaixo é possível visualizar os estados brasileiros que fazem parte do Horário Brasileiro de Verão.

Estados brasileiros com Horário de Verão (Imagem: Reprodução/G1)
Estados brasileiros com Horário de Verão (Imagem: Reprodução/G1)