Barragem de Barão dos Cocais (MG) tem alto risco de rompimento - Informe Notícias

Barragem de Barão dos Cocais (MG) tem alto risco de rompimento

Sirenes foram disparadas e moradores devem ficar em estado de emergência, caso seja necessário abandonar suas residências.

Barragem de Barão dos Cocais (MG) tem alto risco de rompimento (Imagem: Reprodução/Jornal O Sul)
Barragem de Barão dos Cocais (MG) tem alto risco de rompimento (Imagem: Reprodução/Jornal O Sul)

As sirenes de segurança da barragem da mina da Vale de Gongo Soco, em Barão dos Cocais, localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, foram acionadas na noite desta última sexta-feira (22) conforme informações da prefeitura.

Em nota, o município afirmou que “por orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM)”, o nível de alerta da barragem passou para 3. A Prefeitura afirma não haver risco de rompimento.

“A informação que temos até o momento é do toque protocolar das sirenes do Gongo, mas sem sinais de rompimento. A Defesa Civil do Estado já está a caminho do município e a qualquer momento divulgaremos mais informações sobre as razões para a elevação do nível de alerta. Reforçando que a Defesa Civil de Barão de Cocais já está de plantão e a postos para toda e qualquer ação necessária”, afirma a nota.

Em 8 de fevereiro, cerca de 500 pessoas tiveram que deixar suas casas durante a madrugada, devido instabilidade à estrutura da barragem.

Via: Estadão Conteúdo