STF nega habeas corpus e permite prisão de Lula - Informe Notícias

STF nega habeas corpus e permite prisão de Lula

STF nega habeas corpus e permite prisão de Lula (Imagem: Reprodução/Internet)

O habeas corpus solicitado pelos advogados de defesa do ex-presidente Lula foi negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta última quarta-feira (04). O petista já havia sido julgado e condenado em 26 de maio pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que negou o habeas corpus.

As votações finais tiveram um placar de 6 ministros contra e 5 a favor do habeas corpus do ex-presidente, que acabou não conseguindo o deferimento perante o STF.



Os ministros que votaram contra foram: Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Luiz Fux , Luís Roberto Barroso e a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.

Os ministros que votaram a favor foram: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Celso de Mello.

O último voto acabou sendo da ministra Cármen Lúcia, que decidiu negar o pedido de Lula e consequentemente encerrou o julgamento com derrota para o petista por 6 votos a 5.

Antes o petista já tinha sido condenado em 1ª instância pelo Juiz Sérgio Moro a uma pena de nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, porém essa pena foi aumentada para doze anos e um mês pelo TRF-4.

A defesa ainda pode recorrer no TRF-4, com um pedido de “embargos dos embargos” até o dia 10 de abril, ou recorrer aos tribunais superiores, o que parece fora de questão, uma vez que esse procedimento iria acelerar uma provável prisão de Lula.

Caso Lula seja realmente condenado, tanto pelo TRF-4 ou pelos tribunais superiores, Sérgio Moro poderá pedir a prisão do ex-presidente imediatamente.

Fonte: TV GloboNews
Redação: Informe Notícias