Vacinação contra a gripe é estendida até sexta-feira (15)

Campanha da vacina contra a gripe termina sexta-feira (Imagem: Reprodução/Jornal Espaço do Povo)

O Ministério da Saúde estendeu o prazo para a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe até a próxima sexta-feira (15), visando atingir a meta de 12,7 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo e ainda não foram vacinadas.

A campanha está focada principalmente em crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos de idade, além de algumas exceções como mulheres gestantes e pessoas com comorbidades, que são um público com a existência de duas ou mais doenças simultâneas na mesma pessoa.

A vacina é um dos métodos mais eficazes atualmente no combate ao vírus da gripe, e estará disponível até a próxima sexta-feira (15) das 08hs às 17hs, nas unidades públicas de saúde.

Entre as mortes devido ao vírus da gripe “Influenza”, destacam-se pessoas na faixa etária de 52 anos e no Brasil a média por habitante é de 0,18%  para cada 100 mil habitantes. Entre esses óbitos a maioria ocorreu em adultos com mais de 60 anos de idade, pessoas com problemas cardíacos, diabetes e pneumonia.

A vacina estará disponível gratuitamente para todas as pessoas que se enquadrem nesse grupo de risco até a próxima sexta-feira, em todo o Sistema Único de Saúde (SUS).