Robô Curiosity da Nasa encontra material orgânico em Marte que pode sugerir vida passada

Robô Curiosity da Nasa encontra material orgânico em Marte que pode sugerir vida passada (Imagem: Reprodução/Nasa)

O Robô Curiosity da Nasa encontrou em Marte evidências que podem ser fortes indícios de que já houve vida no planeta Marte.

A Nasa anunciou nesta quinta-feira (07), em sua conta oficial do Twitter, que o Robô Curiosity que está em missão no planeta Marte desde o ano de 2012, encontrou material orgânico e metano misterioso na superfície do planeta vermelho, que são moléculas preservadas e podem significar que no planeta poderia ter havido vida microbiana há bilhões de anos.

Segundo a Nasa, esses microrganismos não são uma confirmação de que já existiu vida em Marte, que na atualidade é inóspito, mas pode ser uma evidência de que no passado o planeta poderia ter tido um clima propício a água, que é essencial a qualquer vida que conhecemos no Planeta Terra.

Ainda de acordo com a Nasa, outras descobertas foram feitas através do Robô Curiosity, como dados anteriormente recolhidos dentro de uma cratera nomeada de Cratera Gale, que continham componentes químicos e energia, também fundamentais para a vida.

Os cientistas da Nasa também realizaram medições no metano encontrado nas rochas de Marte e descobriram variações nos seus níveis, mas suas origens ainda são um mistério para a agência espacial.

Ainda que não seja possível afirmar se em algum momento já houve vida no planeta Marte, essas novas descobertas motivaram a Nasa a seguir com novas missões ao planeta vermelho para aprofundar mais as pesquisas nas superfícies de Marte.

Fonte e Imagem: Nasa